Não acredito nas famosas palmadas como uma forma eficaz de punir. Acredito que podem gerar apenas revolta e rebeldia ocasionando até problemas futuros. Além de não corrigir os “maus” comportamentos.
O adulto deve tomar cuidado também com as ameaças não cumpridas, pois geram ansiedade e falta de confiança. Sendo que a criança volta a repetir o mal comportamento já que não tem nenhuma consequência ruim em sua atitude.
Já o excesso de permissividade pode ocasionar problemas futuros na vida da criança. Pois não conseguirá adquirir consciência dos limites frente à vida. Sem parâmetros do “certo e errado”. Podendo sofrer diante da realidade mais tarde.
Acredito que uma boa alternativa para punir a criança no momento que teve algum comportamento impróprio. Seja tirar algo que ela goste muito temporariamente explicando de forma clara, sincera e firme o motivo da sua atitude.
Provavelmente ela irá protestar. mas se houver uma relação de confiança entre o adulto e a criança. Esta acabará assim compreendendo a atitude do adulto. E já vai saber o que ocorrerá caso repita o comportamento.
Os limites são imprescindíveis às crianças. Devem aprender desde cedo sobre cidadania e boa educação. Respeitando as outras pessoas, o meio ambiente, aprender a ter responsabilidade com suas tarefas. Tudo isso faz portanto parte do processo de um crescimento mais saudável da criança. Ajudando-o assim a transformar-se em um adulto mais consciente da realidade e pronto de forma a compreender. Que é preciso respeitar os deveres e direitos das outras pessoas.
Valores e Tarefas.
A criança precisa aprender esses valores desde cedo. Vai portanto tomando consciência do mundo em que vive e percebendo que seus bons comportamentos e boas atitudes refletem. Boas respostas do mundo que a cerca.
É importante dar às crianças pequenas tarefas domésticas. Pois dessa forma sentem-se úteis e importantes. Criando um senso de responsabilidade e assumindo um papel significativo no contexto do mundo em que vivem.
Bom, é lógico que nem tudo corre perfeitamente e como estão num processo de aprendizagem vão cometer muitos erros. Dessa forma o mais importante é que consigam reconhecer erros e acertos neste longo caminho.
Nossa sociedade hoje é repleta de jovens que cometem infrações e crimes indiscriminadamente. Pois não tiveram a noção de limites. Acham que podem fazer tudo sem nenhum tipo de punição. Prejudicando assim a si e a outros.
Na orientação quanto a disciplina de nossas crianças não deve haver nem o radicalismo que exige da criança o comportamento perfeito. Nem assim a falta dos valores básicos para a formação da personalidade e isto inclui o respeito como valor primordial.
A educação de nossos filhos deve ser embasada numa relação criança adulto de compreensão. Carinho, amor atenção e sinceridade. São assim critérios que ajudam na formação da personalidade e do caráter de forma.
Veja Todos os Post. me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.