A criança muito pequena ainda não tem consciência que pode controlar os músculos que retém ou liberam o xixi e o cocô e isto ocorre involuntariamente sem que a criança perceba. Mas conforme vai crescendo.
Vai conhecendo seu corpo, desejos e necessidades, observando-se e criando um determinado controle sobre seu próprio corpo.
A princípio a criança irá começar a avisar quando já fez e este é o primeiro passo. A criança começa a ficar incomodada com a sensação de estar molhada ou suja.
A partir daí você pede pra ela te avisar um pouco antes de fazer. Ensinando a usar o famoso peniquinho. Você pode iniciar esta aprendizagem em média aos 2 anos, dependendo do ritmo de cada criança.
Não deve repreender a criança pois ainda não tem consistência de tempo entre a vontade de fazer xixi e coco.
O importante que os adultos pais não nomeiem o cocô e o xixi como algo ruim ou nojento associando a algo errado e sujo, pois para a criança estes produtos fazem parte dela, portanto são naturais e espontâneos e sendo criticada por isso pode deixar a criança confusa achando que fez algo ruim e repugnante.
É gratificante para a criança quando ela percebe que consegue controlar o xixi e o cocô, sente-se mais independente e com a sensação primária de que não é mais um “bebezinho”. É importante que o adulto incentive esta independência da criança e a elogie nesta sua nova conquista.
Alguns adultos repreendem a criança até mesmo na frente de outras pessoas, quando ela não consegue avisar e assim acaba sujando sua roupa. Esta ação é como se fosse uma repressão de suas necessidades básicas e pode ter consequências muito negativas tanto neste momento como no futuro.
Por vezes, a criança pode esquecer de avisar quando estiver envolvida em alguma brincadeira por exemplo. Essa é uma fase de descobertas, treino e aprendizado que deve ser acompanhada e orientada pelo adulto com paciência e tranquilidade. A criança aos poucos vai conhecendo seu corpo e se habituando com a nova situação.
Veja Todos os Post,me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.