O Que é a Depressão?
A tristeza é parte integrante da vida do ser humano, é algo passageiro e não a impede de realizar suas tarefas da rotina habitual. Já a depressão está relacionada a uma tristeza de grandes proporções que impede a pessoa de viver a sua rotina normal de vida.
A depressão trata-se de uma tristeza mais duradoura acompanhada por uma indisposição e falta de ânimo que influencia todas as áreas da vida da pessoa, comprometendo até mesmo a realização das tarefas mais simples. A depressão é uma doença que afeta corpo e mente, ou seja, afeta a parte física, o humor e consequentemente o modo como a pessoa vê o mundo, seu pensamento em relação a si próprio e aos outros, a forma como manifesta suas emoções, a disposição e prazer com a vida, bem como a forma se alimentar, descansar, vestir-se, etc.
A falta do tratamento adequado pode alongar ainda mais o tempo de duração desta doença. Podendo se tornar cada vez mais grave e perigosa para quem a tem. De um modo geral a depressão altera significativamente a vida da pessoa de forma global e tem como característica marcante uma inibição frente à vida.
Principais Sintomas
Seguem alguns sintomas possíveis:
- Tristeza, desânimo, compaixão por si próprio;
- Alteração de apetite;
- Inibição do desejo sexual (impotência sexual ou frigidez) insônia ou sono em demasia;
- Pensamentos negativos e pessimistas freqüentes e persistentes
- Inquietação; irritabilidade;
- Dificuldade de concentração, memória e na tomada de decisões;
- Falta de esperança, sentimentos de culpa, incapacidade e desamparo;
- Chora bastante ou tem dificuldade para chorar; auto-estima rebaixada;
- Desinteresse por atividades rotineiras e básicas como higiene pessoal, dificuldade nos relacionamentos;
- Dores imprecisas e vagas pelo corpo (sem constatação clínica)
- Idéias de morte, tentativa de suicídio e sentimentos de insegurança;
- Uma espécie de pressão na cabeça;
- Maior propensão a infecções de vírus ou bactérias (que podem ocasionar doenças)
- Sensação de ter algo incômodo na garganta (como um bolo)
- Agravação de doenças pré-existentes tais como: gastrite, diarréia ou intestino preso, asma, reumatismos, diabetes, hipertensão arterial, enxaquecas, entre outras.
- Palpitações, falta de ar, dores por todo o corpo, sudorese exacerbada, tremores, etc. As sensações físicas rotineiras são supervalorizadas pelo deprimido de forma que percebe todas as sensações de desconforto como algo muito mais sério. O afeto do depressivo é vivido tão intensamente que faz com que ele perceba com uma atenção exarcebada e uma preocupação disfuncional todo o funcionamento do seu organismo de modo que inconscientemente passa a perceber sensações vagas, dores por todo o corpo, indisposições, arritmia, etc.
Não é necessário que todos os sintomas estejam presentes para o diagnóstico de Depressão. Bem como alguns deles que ocorrem de forma isoladas também não são características decisivas para diagnóstico. É indicada a procura de um profissional psicólogo caso haja a permanência de dois ou mais sintomas (conforme acima). Durante mais de duas semanas para uma avaliação correta da Depressão.
Como Funciona a Depressão?
O ser humano é único e percebe a realidade de acordo com seu modo particular e pessoal. Uma pessoa pode vivenciar um problema como algo bom e fácil de resolver, enquanto outra pessoa pode reagir diante deste mesmo problema como algo terrível e sem solução. A Depressão também poderá se manifestar diferentemente de pessoa para pessoa.
O afeto é uma parte de nosso psiquismo responsável pelo significado sentimental de tudo o que vivemos e a Depressão surge quando há uma diminuição da afetividade. Para alguns a Depressão se manifesta com seus sintomas típicos de tristeza profunda, outras pessoas podem apresentar sintomas físicos decorrentes, outras apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas no relacionamento interpessoal, comportamentos de irritabilidade, etc . Há pessoas que não se expressam diante dos problemas, algumas choram, outras falam para “o mundo” sobre suas dificuldades, enfim, cada um reagirá diferentemente diante de suas emoções.
Como afeta:
A Depressão afeta o humor e a afetividade, dessa forma, a pessoa deprimida não tem ânimo para a vida de modo geral e os prazeres da vida não vida não lhe dão prazer. Trata-se portanto de uma doença séria que deve ser tratada por um profissional e a pessoa que sofre de depressão não consegue resolver o problema sozinha. A pessoa deprimida tem consciência sobre as coisas boas que a vida pode oferecer e, muitas vezes tem consciência de que os motivos para estar deprimido nem são tão fortes assim, deseja mudar, mas não consegue reverter este quadro.
Os sentimentos depressivos estão interiorizados e vem de dentro do deprimido, portanto, qualquer coisa agradável que venha das coisas externas é sem graça e chato. Não podemos considerá-la como uma tristeza passageira que podemos buscar a cura através de passeios, viagens, compras excessivas.
As nossas emoções não acatam a razão completamente e por isso há uma autonomia da emoção sobre a razão. A nossa psique toma atitudes de adaptar-se a alguma situação a qual não quer passar, portanto, as alterações do humor aparecem mesmo diante de nossa tentativa de controle.
Alguns Tipos De Depressão:
Típica:
Na depressão típica manifestam-se os sintomas emocionais típicos tais como: apatia, falta de interesse pelas coisas da vida, tristeza, desânimo, falta de disposição e energia para viver as coisas básicas da vida, dificuldade em resolver problemas banais, intolerância para lidar com as pessoas, etc.
Um sintoma mais marcante da Depressão Típica é a baixa auto estima que refere-se ao conceito que a pessoa tem sobre si própria. A pessoa deprimida se vê sempre inferior em relação às outras pessoas. O que espera da vida sempre assim vem acompanhado de perspectivas negativas e as ideias sempre são pessimistas em relação a tudo e a si próprio, se preocupa com as doenças consideradas como quase certas, e tudo o que for negativo ganha uma proporção maior pelo depressivo, além de acreditar que os outros sempre estão fazendo um mau juízo sobre ele.
Além da má ideia que o depressivo faz de si, ele sofre também com a idéia sobre aquilo que os outros estarão certamente pensando dele. Normalmente acha que os outros estão fazendo um mau juízo sobre sua pessoa. As pessoas deprimidas geralmente não tem coragem para pensar em cometer suicídio. Porém, o desejo dessas pessoas e de não viver do que continuar indiferente à vida energia generalizada.
Atípica:
A Depressão na forma atípica se apresenta de modo disfarçado. A pessoa assim não demonstra realmente os sentimentos, não aceitam a doença e consideram que para serem depressivas deve haver um motivo justo e racional. Quando não ocorre desta maneira. Possuem medo de serem emocionalmente descontrolados.
Outros Quadros:
Somatico: é quando a depressão é manifestada em sua maioria por queixas físicas e não pelos sintomas clássicos de tristeza por exemplo.
Psicossomática: é quando a depressão origina ou agrava algumas doenças constatadas por exames médicos. É importante lembrar que o episódio depressivo pode se desenvolver a partir de três fatores: genéticos, psicológicos e / ou ambientais.
Possíveis Causas
Genéticos: Já foram realizadas diversas pesquisas que buscam algo que determine e comprove a existência da herança genética para a manifestação da depressão. Porém, o fato que se percebe é que mesmo que se constate a existência de uma pré-disposição genética para a depressão. Este fato isolado não é suficiente para a ocorrência de uma crise depressiva.
Psicológicas e / ou Ambientais: Muitos acontecimentos ocorrem independente de nossa vontade, ou seja, situações da vida que não conseguimos controlar.
Tais experiências bem como a forma de lidar com as mesmas podem afetar o humor da pessoa e causar a Depressão. Exs: Stress intenso, a perda de um ente querido, alguma situação traumática, problemas emocionais na infância, o surgimento de uma doença grave, problemas de relacionamento, dificuldades financeiras, etc. A Depressão esta assim relacionada por vários fatores e não por um fator individual.
Formas De Tratamento:
O primeiro passo para o tratamento é procurar o apoio psicológico. O trabalho psicoterapêutico é imprescindível para o tratamento das questões emocionais que, em sua maioria, são assim os grandes são causadores da depressão. Além disso, assim também a pratica de atividades físicas e muito recomendada por um profissional da área. Pois os exercícios físicos podem aumentar a produção do cérebro. Ajudando assim na comunicação das células nervosas e propiciando uma elevação no humor do deprimido.
O psicólogo poderá solicitar que durante o tratamento da depressão pela psicoterapia o paciente seja avaliado por um médico psiquiatra.
Este procedimento é realizado somente assim em casos mais graves de Depressão onde o médico psiquiatra poderá ministrar medicamentos para o controle dos sintomas. Para além de reduzir o eventual sofrimento, propiciar condições ao paciente de usufruir os benefícios do processo psicoterapêutico.
Tratamento Psicológico e Seus Benefícios:
A psicoterapia ajuda e muito na reversão do quadro depressivo. As reações de cada um em relação a depressão não dependem da vontade voluntária de cada um. Portanto as pessoas não melhoram seu estado afetivo simplesmente com conselhos ou palavras otimistas e sim com um trabalho com práticas psicoterápicas.
Eles se sentem culpados por tudo. Pois possuem uma auto-avaliação distorcida que adquiriu no decorrer de sua vida.
Através das práticas psicoterápicas. A pessoa passa a se conhecer e compreender melhor suas questões emocionais e os motivos de sua Depressão. Facilitando assim a sua compreensão acerca da relação com a realidade e consigo mesma. Alterando assim suas crenças cognitivas e comportamentos disfuncionais característicos da Depressão.
O psicólogo trabalha junto com o paciente e sua família no sentido de lhe acompanhar em sua busca pessoal. No processo psicoterapêutico o paciente amplia assim sua auto percepção. Além de aumentar a sua auto-confiança e capacidade de caminhar em busca de seu equilíbrio.
Este trabalho depende também do auxílio da família e amigos. Pois o desamparo é um grande inimigo da cura da Depressão e quanto mais este paciente sentir-se acolhido e compreendido. Melhor será o andamento do tratamento psicoterápico e a cura da Depressão.
A melhora da Depressão através do processo psicoterapia é gradativo e podem existir recaídas durante o processo. Com o início do tratamento psicoterápico o paciente começa a sentir boas sensações em alguns momentos alternadas com os sintomas típicos da depressão.
No decorrer da psicoterapia os momentos de bem estar vão se tornando cada vez assim mais estáveis e constantes e os períodos depressivos mais aleatórios e menos intensos.
Veja Todos os Post, me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.