O que é o Ciúme?
O ciúme é uma emoção inerente ao ser humano e é considerado algo muito comum, já que todos nós de alguma forma já o vivenciamos. O ciúme é inerente a todo ser humano, é algo natural, porém, tanto sua ausência como o excesso podem prejudicar o relacionamento.
Geralmente surge quando uma pessoa sente que um rival (real ou imaginário) passa a receber as atenções da pessoa amada. Portanto o indivíduo sente alguma ameaça frente a um relacionamento muito valorizado, fato este que oferece risco à sua segurança afetiva, ou seja, a possível perda do ser amado.
O ciúme é uma emoção que pode vir acompanhado muitas vezes por sentimentos como o amor e o ódio. Estes sentimentos e emoções precisam assim ser observados, analisados e trabalhados, já que uma pessoa ciumenta em excesso pode perder o controle de sua situação emocional. Pode ocorrer assim também pode ocorrer na relação entre as crianças. O nascimento de um irmão pode deslocar o foco de atenção dos pais ao recém nascido, gerando ciúmes no irmão maior.
Quando o Ciúme se Torna Doentio?
Neste caso fica difícil para o indivíduo distinguir a imaginação da realidade. As dúvidas podem se transformar em idéias muito valorizadas e até mesmo delirantes. E caso a pessoa possua uma auto-imagem muito debilitada e fragmentada poderá haver nele uma predisposição para sentir ciúmes, que pode também se tornar-se patológico.
Em meio a esta emoção intensa o indivíduo passa a ter comportamentos obsessivos e incontroláveis para sanar suas dúvidas, tais como:
Verificar se a pessoa está no local onde informou que estaria e se realmente e se está com quem disse que estaria, violar correspondências, além de checar bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, contrata detetives particulares, etc.
Estão constantemente buscando evidências e confissões que confirmem suas suspeitas mas, mesmo assim as dúvidas permanecem quando não aumentam ainda mais, já que a confissão do outro nunca é detalhada ou fidedigna em relação à expectativa do ciumento.
Quais são as Causas?
Causas possíveis: O ciúme pode surgir nas relações interpessoais em várias fases da vida e por diversos motivos.
Inicialmente pode surgir assim por: insegurança, baixa autoestima, imaturidade emocional, ou seja, aspectos emocionais relacionados à vida afetiva da pessoa. Somado a tudo isso o ciúme pode se instalar pelo medo do abandono, da solidão, da sensação de perda emocional, de controle e sobretudo da maneira como o casal conversa e enfrenta suas dificuldades.
Consequências:
Ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança. Haveria, clara correlação entre autoestima rebaixada, consequentemente a sensação de insegurança e, finalmente o ciúme.
Como Resolver o Problema?
Caso a situação ultrapasse os limites, deve-se buscar um apoio emocional para compreender quais processos estão agindo em meio a este ciúme. Dessa forma, é necessário que o indivíduo realize um processo psicoterapêutico para compreender qual é a causa e como trabalhar tais emoções para mudar esta situação e melhorar sua qualidade de vida e relacionamentos.
Muitas vezes é um processo difícil, mas acredito que as pessoas tem a capacidade de crescer, mudar e serem mais felizes quando se mostram disponíveis para um processo psicoterapêutico. Vamos buscar juntos compreender os afetos, sentimentos e emoções mais profundos, trabalhando as causas do ciúme patológico.
Veja Todos os Post,me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.