Porque como chocolate quando estou triste?

O chocolate possui em sua composição um aminoácido chamado triptofano que estimula a produção de serotonina (substância do cérebro ligada à sensação de prazer).

chocolateQuando devoramos uma barra de chocolate. Estamos estimulando a produção de seretonina. O que traz uma sensação de felicidade e prazer. O problema disso é quando utilizamos deste artifício delicioso como uma forma de fugir das nossas dores emocionais ….

Precisamos identificar. Compreender e exteriorizar os sentimentos que estão dando origem a esta necessidade compulsiva de comer, em vez de comer por comer!!! Compreender o que  estamos sentindo ajuda a nos acalmar e satisfazer nossas necessidades reais sem que nos prejudiquemos.

Lógico que é difícil lidar com algumas adversidades da vida como o término de um relacionamento ou algumas perdas da vida. São acontecimentos que podem portanto nos deixar tristes. Com assim um sentimento de desamparo e com uma enorme vontade de devorar todos os chocolates do mundo…

titulo

Geralmente a carência afetiva intensifica o desejo por consumir, principalmente o açúcar.

chocolateMas porque muitas vezes sofremos tanto quando perdemos alguém? O que precisamos mudar em nós mesmos para enfrentar melhor os obstáculos e nos preparar para lidar melhor com algumas frustrações da vida?

chocolateA tendência é sempre buscarmos algum tipo de “droga” que possa confortar e aliviar as dores psíquicas. Porém assim, precisamos perceber quando isto se transforma em uma pequena fuga que pode tomar grandes proporções!!! O chocolate ou a comida em excesso não nos traz a atenção que estamos assim buscando internamente e aí o vazio interno continua. Nos sentimos culpados e ainda engordamos…

Amor próprio é o melhor alimento da alma. Ame portanto mais a você mesmo do que ao chocolate!! Faça psicoterapia para conseguir olhar pra dentro de você mesmo e compreender o que está por trás dessa necessidade!!

Lógico que o chocolate é bom e assim não precisamos ser radicais e nos abster totalmente. Mas é preciso ter consciência: ele ajuda a aliviar, mas não resolve nossos problemas mais internos e profundos!!!

Veja Todos os Post. me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.

Facebook
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Silvia Regina - todos os direitos reservados​

Fale com a Psicóloga
Olá, como posso te ajudar?