A hiperatividade e déficit de atenção é um distúrbio neurobiológico de causas genéticas e ambientais que surge na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida.
Trata-se de uma deficiência funcional no lobo frontal de nosso cérebro, ou seja, uma alteração no funcionamento dos neurotransmissores e suas conexões. Área do cérebro que faz a inibição de comportamentos que julgam inadequados.
Esse fator genético pode trazer uma predisposição ao desenvolvimento de TDAH. Mas não pode ser considerado como o único causador do transtorno, pois existe um conjunto de fatores que somados ocasionam o transtorno.
O Distúrbio de Déficit de Atenção pode afetar 3 áreas funcionais do organismo:
A atenção, o controle dos impulsos e a atividade motora.
Desenvolvimento
E mais aparente quando a criança se inicia na fase escolar. Pois a criança começa a demonstrar uma dificuldade de aprendizado e de adaptação ao ambiente escolar.
Na fase da adolescência este quadro se mantém com predominância nas dificuldades escolares e na fase adulta podem surgir problemas relacionados à comportamento, trabalho e relacionamento social de modo geral, embora. No final da adolescência e início da vida adulta denota-se uma melhora global dos sintomas, principalmente em relação à hiperatividade.
Diagnóstico
Como em diversos distúrbios o diagnóstico do TDAH é difícil, pois não há um exame clínico que detecte o transtorno. É perfeitamente normal toda pessoa apresentar certo grau de desatenção e hiperatividade. Dessa forma, para um diagnóstico mais preciso deve existir algum prejuízo em pelo menos duas áreas da vida (por ex., em casa e na escola ou trabalho). Devem existir claras evidências de interferência no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.
O diagnóstico pode ser realizado por um profissional psicólogo através do processo de psicoterapia e testes psicológicos ou neuropsicológicos. E assim em alguns casos é necessária uma avaliação complementar de um médico para se formar um diagnóstico mais preciso.
No caso de diagnóstico do TDAH geralmente o portador é acompanhado por uma equipe multidisciplinar.Tensão dos músculos.
Sintomas Mais Comuns
Atenção: O sintoma mais notado nas crianças geralmente é a alteração no comportamento tendo como característica básica a impulsividade descontrolada e a hiperatividade porém, o déficit de atenção é a causa de maior preocupação de pais e professores, já que pode prejudicar o desempenho da criança em relação às suas tarefas diárias: escolares, ocupacionais, vocacionais e sociais e podem interferir significativamente no desenvolvimento normal da criança ou do adulto podendo comprometer seu futuro.
Auto-estima normalmente muito rebaixada e dificuldade em realizar atividades que exijam atenção prolongada (são tarefas vivenciadas como desagradáveis e aversivas, em função da dificuldade de concentração). Dificuldade em ouvir as pessoas. Dificuldade em finalizar tarefas, iniciam várias tarefas, mudando constantemente de uma para a outra.
Não segue orientações detalhadas (não prestam atenção a detalhes) e não seguem regras. Costumam esquecer coisas da rotina diária como: materiais, lanches, tarefas, entre outros.
Dificuldade em organizar tarefas e atividades. Os materiais escolares geralmente estão espalhados, perdidos ou danificados por descuido. Estímulos irrelevantes tiram sua atenção da tarefa atual
Hiperatividade:
- A criança apresenta uma inquietação com dificuldade em brincar ou praticar qualquer atividade de lazer tranquilamente.
- Corre ou sobe em locais inadequados e momentos inapropriados (como se estivem a todo o vapor).
- Está sempre mexendo com os pés ou as mãos ou se revira na cadeira;
- Fala em excesso, interrompe as conversas.
- Não permanece sentada por muito tempo, levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações.
Causas Possíveis:
- Hereditariedade: O aspecto genético em si não é responsável direto pelo transtorno, mas denota uma pré-disposição ao TDAH.
- Pré-natais: Problemas ou contra-indicações antes ou durante o período gestacional: hipertensão ou diabetes, hemorragia, Ingestão de drogas, álcool, tabagismo ou idade materna
- Chumbo: Crianças expostas a chumbo.
- Problemas Familiares: Baixa instrução dos pais, baixo nível sócio econômico podem agravar o problema (mas não são a causa direta)
- Crianças Pré maturas ou pós maturas: Os fatores acima são uma predisposição orgânica do indivíduo para desenvolver o problema quando são pressionados a manter a atenção e concentração.
- Outros fatores podem desencadear ou manter os sintomas do TDAH como: situações psicológicas difíceis: conflitos no equilíbrio familiar, e qualquer outro evento causador de ansiedade.
Porque a Psicoterapia é Fundamental?
A pessoa pode ser rotulada muitas vezes como o “bagunceiro” ou o “relaxado”, ou ficar anos prejudicado em seu desenvolvimento escolar, ficar prejudicado na escola e na sua vida social em meio a uma sociedade cada vez mais competitiva.
A psicoterapia tem sido um tratamento bastante eficaz na reversão dos sintomas do Distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade. Os portadores de TDAH apresentam uma baixa auto-estima, sentem-se desmoralizados, fracassados e inferiorizados e por isso precisam de ajuda profissional para adquirir hábitos e estratégias cognitivas que lhes permitam um desempenho de acordo com a sua capacidade.
Um aspecto fundamental do tratamento psicoterapêutico é o acompanhamento da criança, de sua família e de seus professores. A psicoterapia é realizada com a criança (ludoterapia), e, simultaneamente são realizadas orientações à família, bem como a toda a equipe escolar. Desta forma a criança reestrutura seu ambiente e diminui sua ansiedade.
É importante fazer um tratamento psicológico do transtorno para tentar minimizar conseqüências futuras do problema: a dependência química (freqüente em adolescentes e adultos com o problema), transtorno do humor (depressão, principalmente) e transtorno de conduta.
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