A TPM como outras tipos de doenças são de origem psicossomática,ou seja. É uma doença real que portanto apresenta em seu quadro sintomas físicos. Que por vezes necessita de medicamentos, porém, tem como origem determinante: a nossa psique, que é nosso órgão afetivo que processa as nossas experiências afetivas.
Durante o ciclo menstrual ocorre assim uma série de alterações físicas importantes nos níveis dos hormônios sexuais liberados pelo organismo da mulher que podem deixá-la mais sensível neste período.
As mulheres acumulam e oprimem sentimentos negativos no decorrer do mês. Mas, quando estão na TPM há um descontrole emocional em que estes sentimentos tendem a implodir como um vulcão em função da alteração de humor desencadeada nesta fase.
Para algumas mulheres os efeitos físicos e psicológicos são experimentados de forma mais natural e sem muitos impactos. Porém, outras apresentam sintomas importantes no ciclo menstrual principalmente antes da menstruação que é denominado como SÍNDROME PRÉ-MENSTRUAL ou TENSÃO PRÉ MENSTRUAL. E é neste momento em que são predominantes os sintomas psicológicos.
Alterações Físicas e Psicológicas
Em alguns casos, existem mulheres que apresentam alterações graves de humor. Existem pesquisas que registram até mesmo casos de suicídio e crimes que acentuam-se na fase pré-menstrual.Os sintomas deste período podem ser incapacitantes de forma tão intensa que pode influenciar negativamente em todas as áreas da vida: o trabalho, o estudo e as demais atividades rotineiras.
Os sintomas psicológicos mais frequentes são: diminuição da libido, depressão, insônia, dificuldade de concentração, forte sentimento de desesperança e tristeza profunda, sentimentos de rejeição e pensamentos autodepreciativos; irritabilidade e facilidade para chorar.
Na fase pré-menstrual algumas mulheres podem estar extremamente mais sensível e tudo o que vivem neste período é sentido muito mais intensamente. Portanto, sua reação também será intensa à situação, tornando muitas vezes insuportável o que em outros meses era suportável.
Desta forma, é importante a mulher prestar atenção ao que ocorre a si mesma no período da TPM. Pois suas reações vão sinalizar onde podem estar algumas de suas dificuldades e fontes geradoras de stress e frustrações.
Muitas mulheres não dão muita importância aos sentimentos que surgem nesta fase dizendo: “Ah! Estou irritada assim só por causa da TPM!!!”. Sendo que assim são nestas explosões emocionais é que surgem as questões psicológicas às quais devemos dar a devida atenção.
Além disso, a mulher pode apresentar sintomas físicos que são decorrentes das mudanças hormonais. Típicos do próprio ciclo menstrual da mulher como: como a retenção de líquidos, inchaço, dores musculares, de cabeça, nos seios e dores em geral; surge um desejo excessivo de comer algum tipo de alimento, sobretudo doces e chocolates, ou um aumento generalizado do apetite.
Alguns destes sintomas da TPM podem estar associados a deficiências vitamínicas. Ao desequilíbrio hormonal ou a razões emocionais psicológicas. Mas a causa real ainda é desconhecida, pois estão envolvidos diversos fatores: psicológicos, culturais e sociais.
Relacionamentos em Pé de Guerra
Nesta fase da TPM os relacionamentos podem entrar em conflito, pois os homens não sabem muito bem como agir. Algumas mulheres tendem a ficar mais sensíveis, nervosas, ansiosas e os homens podem apresentar diversos tipos de comportamentos: uns se afastam, outros ficam agressivos ou se tornam indiferentes.
São comportamentos que podem causar ou até mesmo piorar esta fase. O ideal é ter paciência e esperar esta fase passar….
Tratamentos
A avaliação de um médico é importante para o diagnóstico da TPM, porém. O ideal é que se realize um trabalho com uma equipe multidisciplinar composto por médico e psicólogo, para abranger o problema em todos os seus aspectos: fisiológico e psicológico.
O médico irá realizar uma avaliação para compreender como está o funcionamento dos hormônios em seu organismo e ministrar uma medicação, caso necessário, para diminuição dos sintomas.
Acredita-se que uma alimentação saudável e alguns cuidados alimentares são importantes para diminuição dos sintomas, tais como: uma alimentação rica em proteínas e fibras, baixa ingestão de açúcar, redução da ingestão de sal, álcool, cafeína (chás, café, refrigerantes) e gorduras saturadas. Além disso, recomenda-se a prática de exercícios físicos regulares e de relaxamento.
Além da saúde física precisamos nos preocupar com a saúde emocional, pois ela desempenha um papel fundamental na TPM.
A psicoterapia irá ajuda-la no autoconhecimento, e através disso, você aprende a desenvolver técnicas para lidar melhor com as dificuldades psicológicas que surgem neste processo.
Inconscientemente. Escolhemos nossas doenças como última tábua de salvação para “acordar”, despertar, refletir sobre nossas crenças e comportamentos.
Podemos tratar os sintomas físicos da TPM através de uma medicação, porém, é fundamental tratar a causa emocional. Pois caso contrário, a mulher torna-se refém dos seus sintomas no período pré-menstrual. Sobrevivendo e não vivendo de verdade de forma plena e feliz.
Tratar apenas os sintomas físicos é uma forma paliativa de resolver o problema, já que no próximo mês lá estão eles de novo!!
Como Funciona o Tratamento Psicológico para TPM?
A psicoterapia irá lhe ajudar a identificar o porquê e o quê te incomoda e isto irá ajudar a enfrentar de modo menos doloroso. Os sintomas desencadeados pelas alterações fisiológicas que ocorrem no seu corpo nesta fase.
É importante perceber que as situações ou sentimentos que nos incomodam na fase pré-menstrual. São as mesmas que nos incomodam em qualquer fase da vida independente da fase da TPM.
As situações recorrentes em nossa vida acontecem para que comecemos a refletir sobre nossas crenças e nosso jeito de agir no mundo. Quando sofremos com algo em nossa vida não é simplesmente para nos prejudicar aleatoriamente. E sim para mostrar que algo precisa ser mudado e para isso precisamos DESPERTAR, REFLETIR E MUDAR e a psicoterapia irá ajudá-la nesta mudança!!
A reincidência da TPM vem mostrar à mulher o quanto ela não está dando a devida atenção ao seu ritmo e suas necessidades psicológicas e fisiológicas.
Para tratar a TPM. A mulher precisa curar a origem: reaprender o que é ser mulher, reconhecendo seu valor próprio, autoestima e respeitando seus limites em todos os sentidos.
Efeitos no corpo.
Acredito que a TPM seja uma doença da mulher moderna. Sobrecarregada de atividades e obrigações múltiplas. Com alto grau de exigência que podem desencadear um nível de pressão externa e interna.
Consequentemente assim um stress tal que o físico e o psicológico não conseguiu elaborar e reverteu assim em uma doença patológica que é a TPM.
O desejo em conquistar um espaço, liberdade e autonomia que o homem tinha. Fez com que muitas mulheres se afastassem de si próprias desrespeitando seu próprio ritmo e necessidades femininas.
As mulheres precisam assim compreender e se conscientizar que os homens são diferentes das mulheres porque possuem um outro processo fisiológico, hormonal e psicológico.
E a TPM através de seus sintomas tenta despertá-la para essa diferença para que ela aprenda a valorizar-se. Com suas qualidades naturais como por exemplo sua sensibilidade e receptividade.
A TPM surge como sintoma na vida da mulher para que ela desperte para si própria!!
Veja Todos os Post. me acompanhe pelo Instagram, Facebook e YouTube.